Kleber Augusto Lopes e Luciana Dalarmelina Santos

Os cafés especiais no Espírito Santo apresentam características incríveis, exóticas e aromáticas. Características peculiares relacionadas à identidade de cada produtor, que em sua maioria, veem da agricultura familiar, que inclusive primam pelas boas práticas agrícolas e responsabilidade socioambiental. São cafés premiados e de grande reconhecimento no Brasil e no mundo. Diante da importância deste produto para a cultura e economia local, o Senac ES como forma de fomentar a divulgação dos cafés especiais produzidos no estado propõe abordar contextos acima citados e contribuir com o OPANES como mais um elemento de conhecimento/reflexão na área de gastronomia.
Valorizando o nosso café (teorroir), apresentamos o Pudim de Café, uma das sobremesas que mais tem ligação com o brasileiro. Apesar de ter indícios de ser uma sobremesa portuguesa, o pudim se tornou uma paixão nacional. O Pudim pode ser versátil, ganhando novos sabores como coco, pão, chocolate, doce de leite, laranja, entre outros. Uma curiosidade interessante é o dia Nacional do Pudim, comemorado no dia 22 de maio.
O Hotel Senac Ilha do Boi lançou a “Sexta da Moqueca”. A maior tradição do Espírito Santo apresentada em buffet com pratos típicos do capixaba. Dentre as sobremesas, estão no cardápio o Pudim de Café que por sinal, teve grande destaque agradando o paladar dos convidados.
INGREDIENTES
INGREDIENTES (CALDA)
MODO DE PREPARO
Prepare a calda levando ao fogo baixo o açúcar deixando derreter, acrescente a água aos poucos. Despeje em forma de pudim. Bata todos os ingredientes do pudim em liquidificador até formar uma mistura homogênea. Despeje na forma e leve para assar em forno à 180°C por 1h:30 min em banho maria. Deixe gelar em geladeira por no mínimo 6 horas e desenforme.