Marcilene Machado - SENAC-PI
No Piauí, uma ceia preparada pelo culinarista Lenildo Lima substituiu o tradicional peru pelo pernil de carneiro ao molho do vinho de caju. A receita é simples e econômica e promete aguçar o paladar mais exigente. Presidente da Cooperativa de Produtores de Caju (Cajuespi), Lenildo preparou para um arroz com castanhas de caju e ameixa picada.
A farofa da carne do caju e bacon também foi feita para acompanhar o pernil.
Lenildo Lima deu ainda a dica de servir os pratos com uma cajuína bem gelada. A ceia leva em média três horas para ficar pronta e rende para uma família de até seis pessoas.
Receita: PERNIL DE CARNEIRO AO MOLHO DE CAJU
O baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária brasileira, apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais. É possível perceber que ele é feito principalmente à noite para que seja aproveitado o restante do feijão cozido durante o dia.
Para fazê-lo, deve-se cozinhar o arroz cru no feijão com caldo já cozido e demais temperos como cebola, tomate, pimentão e especiarias como o coentro e a cebolinha. Queijo e nata costumam também ser adicionados.
A história do Baião de Dois remonta aos tempos de grandes dificuldades do povo nordestino com as secas quando a comida era escassa e nada podia se estragar ou desperdiçar. Assim, o sertanejo uniu as sobras da cozinha, arroz e feijão com o pouco que tinha de carne seca e queijo de coalho e surgiu assim esse saboroso prato da cozinha nordestina.
Com o tempo as receitas foram sendo ampliadas e diversificadas, de modo que cada nordestino tem a sua própria receita.
INGREDIENTES PARA TEMPERAR O PERNIL
INGREDIENTES PARA O MOLHO
INGREDIENTES PARA O ACOMPANHAMENTO
PREPARAÇÃO
Temperado, o pernil deve ir ao forno para cozimento por aproximadamente duas horas.
Ao ficar pronto, coloque-o em outra travessa. Para preparar o molho, coloque o vinho branco em uma panela junto com o caldo que sobrou do pernil, todos os temperos picados e mexa bem.
Em outra panela dissolva uma colher e meia de amido de milho no suco de quatro limões e quando engrossar despeje no molho que está sendo preparado. Coloque shoyo.
A carne do pernil deverá ser aberta com pequenos cortes para facilitar a entrada do molho.
Decore com castanhas.
ACOMPANHAMENTO: FAROFA DE CARNE DE CAJU
Em uma panela coloque uma colher de margarina e refogue o bacon e a carne de caju. Vá colocando aos poucos os temperos picados e em seguida a farinha. Está pronta a farofa.
ACOMPANHAMENTO: ARROZ COM CASTANHA E CAJU AMEIXA
Receita de Igor Rocha – SENAC-PI
No arroz branco, misture castanhas e caju ameixa picados. Arrume tudo em uma travessa de vidro e decore com folhinhas de cheiro-verde.