As receitas culinárias são descrições de processos para obter a comida. As receitas trazem diferentes estilos de comunicação e de transmissão dos seus conteúdos, que, em geral, tratam de ingredientes, de utensílios, e de processos diversos.

As receitas estabelecem também critérios sobre a qualidade dos ingredientes, sobre as maneiras peculiares para abordá-los, e sobre muitas outras informações que são construtivas no processo de fazer a comida.

Ainda, há nas receitas as memórias ancestrais e coletivas, as memórias familiares, as memórias de diferentes ofícios que lidam com os alimentos, como a agricultura, a pesca, a coleta, entre outras.

Jorge Sabino
Jorge Sabino

A receita também é um texto autoral, um texto de interpretação, um texto de demonstração de fidelidade ao valor patrimonial, um texto de ruptura e transgressão, um texto de orientação estética, um texto de sanidade e, principalmente, um texto revelador da soberania alimentar e da segurança nutricional.

Cada receita é apresentada de uma forma peculiar: pela palavra falada, pela escrita; pelo ritual feito em diferentes contextos nas cozinhas das casas, nas feiras, nos mercados, nos templos, e em muitos outros lugares sociais que possam revelar alteridade e diferença.

Veem-se as receitas como repertórios de momentos históricos, de tecnologias que vão desde artesanal até a industrial e, em especial, da inventiva e da assinatura de cozinheiros e cozinheiras, e de outros profissionais integrados aos sistemas alimentares.

Raul Lody

RECEITAS POR ESTADO