Marcilene Machado – SENAC-PI
Quando falamos de gastronomia do Piauí, é claro que rapidamente vem na memória do piauiense os sabores regionais e afetivos da carne de sol, paçoca, Maria Isabel, cajuína, dentre outras iguarias típicas. Contudo, vale lembrar que apesar do bioma costeiro ter uma tímida extensão nesse estado, a culinária envolvendo os ingredientes desse ecossistema não passa despercebido.
Assim, a receita apresentada para enfatizar a gastronomia sustentável trará ingredientes do litoral piauiense, como o camarão e o coco seco, pois mesmo que seu cultivo não seja exclusivo das áreas litorâneas, sua maior produção se dá no litoral em virtude da fácil adaptação às condições da região.
A receita descreverá como é feita uma moqueca de camarão com leite de coco fresco, acompanhado por uma farofa de coco, aproveitando o bagaço após a extração do leite.
Receita: Professor Igor Rocha
INGREDIENTES
PREPARAÇÃO
- Tempere o camarão com sal, pimenta e o suco de limão. Reserve.
- Descasque o coco e bata a polpa com a água no liquidificador, por aproximadamente 10 minutos, coe e reserve o bagaço.
- Em uma panela de barro, faça camadas de cebola, pimenta de cheiro picada, pimentões e camarão.
- Regue com uma parte dos azeites, o leite de coco fresco e leve ao fogo 5 minutos. Junte os azeites restantes e cozinhe por mais 5 a 10 minutos.
- Adicione o cheiro verde, verifique o tempero e sirva.
ACOMPANHAMENTO (FAROFA DE COCO)
- Leve o bagaço do coco a uma frigideira em fogo médio, até torrar, sempre mexendo.
- Assim que o coco começar a ficar em uma coloração marrom, adicione a manteiga e quando tiver completamente derretida, adicione a farinha panko e mexa até a farofa dourar.
- Tempere com sal e pimenta do reino e sirva com a moqueca.
Classifique esse conteúdo!
[Total: 2 Média: 3.5]