Iago de Lellis Braz – SENAC-PB
As receitas das pamonhas de milho são milenares e remontam às civilizações Maia e Asteca no México e aos Incas, no Peru, sendo uma técnica de embalar comida em folhas, conhecida e realizada até hoje com o nome de “tamales”.
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
- Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem.
- Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver. Leve o leite com a manteiga para o fogo, até que derreta. Deixe esfriar.
- Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca.
- Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao leite, o açúcar, o sal, o liquido do milho e misture bem. Vai adquirir consistência de creme.
- Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme.
- Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.
OBS: Para a opção salgada, substitua a quantidade de açúcar por queijo coalho ralado, acrescente apenas 40g de açúcar.
Classifique esse conteúdo!
[Total: 0 Média: 0]