QUEM SOMOS

OBSERVATÓRIO DO PATRIMÔNIO GASTRONÔMICO DO NORDESTE E ESPÍRITO SANTO

O Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo – OPANES, com coordenação e execução do SENAC, busca realizar ações de pesquisa e de documentação sobre as cadeias produtivas, os sistemas alimentares, e demais temas referentes à comida, aos ingredientes e às cozinhas locais, nos cenários da biodiversidade, da história e dos patrimônios culturais.

Assim, o OPANES é um comportamento social e valorativo da diversidade de processos e técnicas culinárias, dos locais e ambientes públicos _ como feiras, mercados, festivais e festas _, do agroartesanal, das tendências gastronômicas, e olha ainda para a sustentabilidade, a soberania alimentar, a segurança nutricional e demais temas que integram este amplo e diverso contexto da relação homem e meio-ambiente.

Também, o OPANES é um lugar para reunir acervos que possam orientar projetos, interpretações e experiências pedagógicas no campo da comida e da cultura.

OPANES SENAC

Educação Profissional para Todos

Os Departamentos Regionais do Nordeste e Espírito Santo, reunidos no Núcleo de Desenvolvimento Corporativo, com o apoio do Departamento Nacional, criam, em 2019, o Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo – OPANES.

Em um contexto de mudanças profundas nos hábitos alimentares e no fazer culinário, este dispositivo de pesquisa tem como vocação acompanhar e entender as transformações em curso e apoiar a instituição a desenvolver soluções inovadoras para os desafios contemporâneos do campo da gastronomia.

Entendendo a gastronomia como patrimônio cultural de um dado território, o Opanes traz na sua gênese um interesse renovado pelas cozinhas regionais, constituídas sob a base de produtos e ingredientes locais, técnicas, conhecimentos tácitos e criatividade.  Fonte de vantagem competitiva e atratividade turística para os estados, ela gera também emprego e renda e contribui para o desenvolvimento econômico regional, sendo papel do SENAC contribuir para dar visibilidade a este ativo estratégico.

Mais do que disponibilizar um importante acervo de informações, o Opanes se coloca como um espaço de diálogo e colaboração com os agentes do setor de gastronomia, favorecendo o desenvolvimento de ações integradas entre os Departamentos Regionais e com a sociedade.

Salvador, 27 de novembro de 2019

Coordenação do Núcleo de Desenvolvimento do Nordeste e Espírito Santo – SENAC

Conheça quem faz o OPANES