Dez anos depois da última edição do Terra Madre Brasil e vinte anos depois da fundação do movimento Slow Food no país, o Terra Madre Brasil 2020, na sua primeira versão online, proporcionou um momento importante para reflexões, debates e conexões entre a rede Slow Food e parceiros, trazendo luz ao direito a alimentos bons, limpos e justos para todos.
Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo – OPANES é parceiro do Movimento Slow Food.
Os Vídeos
Ostras Depuradas de Alagoas
O Programa Ostras Depuradas de Alagoas, executado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS, envolve a inserção produtiva de moluscos bivalves, principalmente a ostra na cadeia do turismo em Alagoas. O cultivo de ostras (ou ostreicultura) está presente no dia-a-dia de cerca de 100 famílias, distribuídas em 05 comunidades dos municípios de Coruripe, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras. Sua premissa é a participação comunitária nas decisões, a qualidade e sanidade do produto, promoção de trabalho e renda e conexão entre produtores, chefes de cozinha e turistas. O programa oferta a possibilidade de melhoria da qualidade de vida dessas comunidades, e a partir do beneficiamento do cultivo das ostras, o consumidor pode usufruir de um alimento seguro e com rastreabilidade. As Ostras Depuradas de Alagoas também são sinônimo de transformação, é um alimento seguro, bom e justo para todos os envolvidos.
Bahia: Territórios Alimentares
A formação social, econômica e dos sistemas alimentares – que fazem as comidas, os hábitos e as maneiras de interpretar a natureza pelas populações da Bahia – revelam uma grande e múltipla, plural e complexa formação de povos. A Bahia é verdadeiro retrato da diversidade, da pluralidade e dos encontros de tantos povos, culturas e civilizações no mundo.
Pescado Afro-ameríndio – Apresentando na sessão How it’s made do Terra Madre
O prato Pescado Afro-Ameríndio marca a forte representatividade étnico cultural nos hábitos alimentares, com o resgate de memórias afetivas, além, é claro, de técnicas da gastronomia atual. Estão presentes as influências indígenas, como a puba, assim como lembranças da cozinha africana, como o leite de coco de ouricuri.
Cultura alimentar: engajamento e representação social
Vanessa Santos (consultora de produtos educacionais do segmento de gastronomia do Estado do Ceará), entrevista a socióloga Kadma Marques (coordenadora do OCCA – Observatório Cearense da Cultura Alimentar), sobre a importância do conhecimento e da proteção da cultura alimentar e sobre como engajar e valorar a comida de território.
Meliponicultura – Abelhas Nativas sem Ferrão no Espírito Santo, a Uruçu Capixaba
O vídeo apresenta o relato do meliponicultor Marcelino Amorim, com propriedade em Paraju, na região de montanhas no Espírito Santo e que empreende no manejo e preservação de diversas abelhas sem ferrão, em especial a Uruçu Capixaba (melípona capixaba) que está em extinção, é exclusiva do Estado do Espírito Santo e patrimônio genético do mundo. A meliponicultura envolve atividades de educação ambiental nas escolas públicas da região, visitas de faculdades e de grupos de pesquisadores in loco. A dinâmica de preservação da Uruçu Capixaba, se faz também pela disseminação e doação controlada de caixas desta espécie para famílias da região, predominantemente pomeranas. No fomento de suas atividades, sua renda está garantida através da apicultura com a exportação do mel de abelhas com ferrão para a produção de cosméticos, fins medicinais e também alimentício.
Aproveitamento da vinagreira: Da folha à flor
A instrutora do Restaurante Escola do SENAC MA, Renata Oliveira, apresentou resumidamente como se faz Geleia de Hibisco (aproveitamento da flor da vinagreira) e Arroz de Cuxá (aproveitamento da folha da vinagreira), enfatizando os insumos e as fases de elaboração das citadas produções culinárias.
Arroz Vermelho da Paraíba
O vídeo retrata a história e o atual cenário da produção e comercialização do Arroz Vermelho do Estado da Paraíba. Com depoimentos dos instrutores da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac PB, como também de feirantes do Mercado Municipal de João Pessoa. O grão, catalogado na Arca do Gosto do Slow Food Brasil, representa a Paraíba mostrando a riqueza das propriedades gustativas, nutricionais, como também, a importância social, cultural e sustentável.
A Gastronomia do Mangue: mudança social na Ilha de Deus, Recife-PE
O vídeo apresenta a cadeia produtiva da gastronomia da comunidade da Ilha de Deus, Recife-PE, baseada no mangue da bacia do Pina. Registrou-se a trajetória do alimento, desde sua coleta na natureza, passando por todos os processos intermediários, até se tornar uma comida servida em um restaurante. A ilha tem uma forte tradição alimentar, e a pesca foi a base dessa formação, tendo o Sururu como alimento principal. O documentário conta essa história através de personagens como a Chef Negralinda, jovem empreendedora da ilha, mas também a partir de outras figuras protagonistas na cadeia, como o pescador, a catadora, o líder comunitário, a jovem artesã, e pessoas de fora da ilha que contribuem com a discussão.
Moqueca de Caju
A Moqueca de caju é uma receita vegetariana muito saborosa, cujo ingrediente principal é o pedúnculo do caju que se associa harmonicamente à textura e sabores dos demais ingredientes. No Piauí, a moqueca é finalizada com bastante cheiro verde e, preferencialmente acompanhada de uma cajuína bem gelada para refrescar o período de altas temperaturas no Estado, os últimos quatros meses do ano, que coincide com a época de colheita deste fruto.
Catadoras de Mangaba
O extrativismo do fruto da mangabeira (Hancornia especiosa Gomes): Atividade de importância socioeconômica e sustentabilidade da cadeia produtiva do fruto em Sergipe.