Raul Lody

Sim!!! Com medo de banana nestes contextos de pandemia, onde uma das questões mais urgentes no isolamento físico, em casa há quase 70 dias, é o de selecionar e garantir a sanidade das comidas.

Assim, fiz a opção por comidas bem cozidas, como diferentes tipos de leguminosas secas como feijões, ervilha, lentilha; todos preparados com as masalas autorais, e secretas, que conferem perfume, cor e sabor especial.

Ainda, dentro dos ingredientes secos, o cuscuz de sêmola, feito à moda Magrebe, com frutas secas; o cuscuz de milho, generosamente untado com manteiga ghee; além de arroz, seja salgado ou doce, como, por exemplo, o arroz doce iraniano que é feito sem leite, mas com cardamomo e água de rosas, uma delícia. Frutas em conserva como as geleias, e as frutas secas.

Está sendo possível manter o hábito de consumir lácteos graças ao delivery, assim queijos de diferentes tipos, como o brie que é uma delícia com geleia; e o iogurte natural.

Tudo isso para retomar a questão inicial, uma questão que trata sobre a insegurança no momento de receber e nas formas de higienizar os alimentos, que ressurge recentemente quando retomo o hábito de comer frutas, e comecei com a minha querida banana. Uma linda palma de banana, que foi muito higienizada, e na sequência, exibida numa fruteira de vidro para apreciação, quase um culto.

E, no dia seguinte da sua chegada, da banana, consumi-a num quase confronto entre o desejo e o medo de não a ter higienizado corretamente.

Mas, no outro dia, a banana já se combinava com iogurte, mel, passas; e assim vou vencendo o medo. Porque eu adoro banana, seja in natura, na forma de doce, ou frita no dendê e recoberta com açúcar e canela.

Viva a banana!!!

Recife, 17 de Maio de 2020

Veja também

Cozinha Natural, Orgânica e Saudável

A atenção à saúde tem ampliado também o gosto por preparações com ingredientes funcionais, com propriedades benéficas e que dão energia ao corpo, como os chás, óleos vegetais, cereais integrais, hortaliças com talos,

Cozinha Sustentável ou Ecogastronomia

As práticas sustentáveis que defendem incluem o maior uso possível de ingredientes obtidos localmente, frescos, orgânicos e da estação, sem risco de extinção, bem como o uso de energia renovável para o preparo

Classifique esse conteúdo!
[Total: 0 Média: 0]