Marcilene Machado, SENAC-PI

Ilha Grande é um município piauiense situado no Delta do Parnaíba, conhecido pelos seus recursos pesqueiros. O caranguejo-uçá, o camarão de água doce e o siri são alguns crustáceos endêmicos da região, que vive da pesca e da atividade extrativista.

O Festival do Caranguejo foi criado em 2004 por iniciativa da Prefeitura em parceria com o governo estadual e Sebrae para promover o destino e movimentar a economia local por meio da valorização de um importante ingrediente local, responsável pelo sustento de milhares de famílias.

Os cerca de 400 catadores de caranguejo de Ilha Grande produzem de 12 a 20 mil cordas do crustáceo por semana. Os mesmos são comercializados vivos em sua grande maioria e abastecem o mercado local e o das cidades do litoral do Piauí e do Nordeste.

Acontece anualmente nos meses de novembro na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, e inclui feira com produtos locais e oficinas, além de regata de canoas, no Porto dos Tatus, e apresentações musicais.

As oficinas tratam de demonstrações de receitas, bem como de aspectos do beneficiamento do caranguejo, como forma de incentivar os catadores locais a ampliar sua renda, vendendo o produto beneficiado.

Os restaurantes locais oferecem em seus cardápios pratos à base de caranguejo. Além das preparações tradicionais como caranguejadas, as patinhas, as casquinhas e a torta de caranguejo, há ainda receitas inovadoras como o creme de caranguejo à moranga.

Veja também

Festival Gastronômico do Piauí, Amarante

A primeira edição do Festival contou com a participação de chefes de cozinha renomados, tais como Ravi Leite (São Paulo), Lia Lima (Teresina), Igor Rocha (Teresina), Roberto Neves (Pará), Luhen Aquino (Fortaleza), Carmem

Festival Begê – Sabor e Sol, Barra Grande

A agenda gastronômica foi composta pela oferta de pratos especiais nos restaurantes locais, bem como de oficinas.  O chef Thiago Castanho, apresentador de TV e dono do premiado restaurante Remanso, no Pará, falou

Festival Maria Isabel, Teresina

É montada uma arena gastronômica, onde recebe restaurantes que preparam e incentivam o consumo do prato regional que dá nome ao festival, além de outros produzidos com muita frequência no Piauí. Além dessa

Festival de Inverno, Pedro II

O Município de Pedro II se situa no norte do estado, a 204 km de Teresina, na Serra dos Matões, e é conhecido como terra das opalas, pois abriga a única reserva de

Classifique esse conteúdo!
[Total: 0 Média: 0]