Marcilene Machado, SENAC-PI

Idealizado pela Abrasel em 2015, o Festival Maria Isabel tem como objetivo promover a gastronomia regional e movimentar a economia local, por meio do fortalecimento do mercado gastronômico. Teresina conheceu, nos últimos anos, um aumento expressivo de restaurantes e ao mesmo tempo viu emergir uma nova geração de chefs.

É montada uma arena gastronômica, onde recebe restaurantes que preparam e incentivam o consumo do prato regional que dá nome ao festival, além de outros produzidos com muita frequência no Piauí. Além dessa finalidade, o festival faz com que o setor da gastronomia brasileira tenha sua atenção centralizada em Teresina, podendo atrair investimentos no setor.

Em 2019, na sua 5º edição, realizada de 10 a 13 de outubro, em um dos principais shoppings de Teresina, teve como tema o “Piauí e seus sabores”. O espaço, além da praça de alimentação e o palco para atrações culturais, incluiu aulas-shows e exposição de produtos locais. O SENAC e Sebrae também tiveram stands, apresentando seus produtos e serviços.

No palco das aulas–shows, vários chefs e profissionais da gastronomia demonstraram técnicas e receitas. Intercalados com as demonstrações culinárias, foram organizados bate-papos que atraíram a atenção do público presente, percebida através da interação da plateia, manifestando suas dúvidas e posicionamentos. Destaque para a conversa com a cearense e criada no Piauí, Cafira Foz, cozinheira e proprietária do restaurante Fitó, que além de contar suas experiências, demonstrou como fazer um arroz de vôngole.

Os instrutores do SENAC Piauí tiveram sua participação no evento, apresentando as seguintes receitas:

  • Moqueca de Caju com Camarão (professor Igor Rocha)
  • Pães Caseiros Natalinos com Castanha de caju e Mel (Professora Wanilda Arrais)
  • Drinques Regionais (professor Luiz Marinho)
  • Alimentação Sustentável: Suco de Casca de Abóbora com Maçã e gengibre, Semente de Abóbora Torrada e Salada de Feijão Verde. (Professora Patrícia Araújo).

O evento contou ainda com a participação dos alunos do curso de cozinheiro do SENAC Piauí, bem como de outras instituições que ofertam cursos do segmento de gastronomia na capital. Os alunos tiveram a oportunidade de praticar, no festival, o que se desenvolve nos cursos, auxiliando e dando o suporte necessário em todas as aulas shows.

Veja também

Festival Gastronômico do Piauí, Amarante

A primeira edição do Festival contou com a participação de chefes de cozinha renomados, tais como Ravi Leite (São Paulo), Lia Lima (Teresina), Igor Rocha (Teresina), Roberto Neves (Pará), Luhen Aquino (Fortaleza), Carmem

Festival Begê – Sabor e Sol, Barra Grande

A agenda gastronômica foi composta pela oferta de pratos especiais nos restaurantes locais, bem como de oficinas.  O chef Thiago Castanho, apresentador de TV e dono do premiado restaurante Remanso, no Pará, falou

Festival Maria Isabel, Teresina

É montada uma arena gastronômica, onde recebe restaurantes que preparam e incentivam o consumo do prato regional que dá nome ao festival, além de outros produzidos com muita frequência no Piauí. Além dessa

Festival de Inverno, Pedro II

O Município de Pedro II se situa no norte do estado, a 204 km de Teresina, na Serra dos Matões, e é conhecido como terra das opalas, pois abriga a única reserva de

Classifique esse conteúdo!
[Total: 1 Média: 5]