Elizabeth Assunção - SENAC - RN

Cerca de 800 espécies de ovinos são catalogadas atualmente. Desses, 200 espécies são domesticadas. O soinga surgiu do cruzamento de três espécies de ovinos, oriundas de regiões distintas: da Itália veio a Bergamacio, da África do Sul a Somalis e a Morada Nova do nordeste brasileiro. O resultado é um animal rústico, pesado, prolífero, com baixo nível de gordura, pelagem curta, sendo totalmente adaptado às condições adversas do semiárido brasileiro.

Diferentemente de outras raças, a soinga apresenta condições de maternidade dificilmente encontrada. As fêmeas, em muitos casos, dão duas crias, demonstram carinho e cuidado especiais com os filhotes, fatores importantes para que sejam mais resistentes e cresçam saudáveis.

No Nordeste as raças de ovinos eram, em sua maioria, animais pequenos e quase não havia produção de carne. José Paz de Melo, veterinário, começou a pesquisar o desenvolvimento de uma nova raça de ovinos que fosse adaptada à região do Semiárido, que comesse pouco e ainda assim ganhasse peso.

Após anos de pesquisa o resultado foi a criação de uma raça rústica (resistente a regiões áridas), de fácil adaptação a outros climas e de carne marmorizada e saborosa. Uma Soinga de tamanho mediano tem peso entre 70 kg a 85 kg (machos) e entre 40 kg a 60 kg as fêmeas. Se for um reprodutor muito especial tem um preço mais elevado. Mas o custo benefício é ótimo, porque você não precisa de muita ração para mantê-los. A longevidade do animal é de até 12 anos produzindo, mas ele pode viver até 15 anos. O animal teria que ter ainda, carne saborosa, bom aproveitamento da carcaça e baixo custo operacional.

Criada especificamente para o Semiárido, a raça Soinga adaptou-se muito bem Brasil afora. No Paraná, um dos mais importantes criadores de ovinos do País, Edo Malmann, testou os anos na fazenda e obteve resultados considerados muitos bons por ele mesmo que cedeu suas ovelhas de carcaças largas como a Pool Dorset, Textel e Ile de France para cruzar com reprodutores Soinga em busca de uma carcaça mais generosa.

A carne de cordeiro soinga pode ser preparada para consumo curada ou defumada, e ser cozida, assada, grelhada ou compor ensopados e molhos.

Veja também

Classifique esse conteúdo!
[Total: 0 Média: 0]