Iago Lellis e Maria Tatyuska Santos Gondim – SENAC-PB

A mandioca é um insumo muito presente na culinária e nas mesas brasileiras, em suas diversas formas. Na Paraíba não é diferente, sabendo-se que o cuscuz é uma farinha flocada, hidratada e cozida, em média ou alta temperatura, e pode ser acompanhamento ou prato principal.

O cuscuz de massa puba leva alimentos adicionais, se assim desejar. Faz parte da nossa história, cultura, e representa uma identidade local, tendo como base a mandioca que descansa por sete dias em água, fermenta e resulta na puba. O ingrediente responsável por essa iguaria, a puba, é uma massa amolecida, da mandioca, que se necessário poderá secar ao sol, peneirada e triturada, para diversos fins culinários.

Embora não seja unanimidade na mesa paraibana, do brejo ao sertão, o cuscuz de massa puba pode ser degustado nas versões doce e salgado. Pode ser regado com leite de coco e açúcar ou servido acompanhando a carne de sol acebolada. Do café da manhã ao jantar, exalando os aromas característicos da mandioca, que se misturam com os do cafezinho coado.

Receitas

Aprenda a fazer Cuscuz Massa Puba

Veja também

Classifique esse conteúdo!
[Total: 3 Média: 3.7]