Monique Badaró - SENAC-BA

Na medida em que cresce o interesse por produtos locais, reais’, ‘naturais’, ‘autênticos’, ‘tradicionais’, saudáveis, que não agridam o meio ambiente, a noção de terroir vigora mais do que nunca na gastronomia. Do latim terratorium ou territorium, é utilizada na língua francesa para expressar o conjunto de características especiais que a geografia, a geologia e o clima conferem a um determinado lugar e que, em interação com a genética das plantas, permite o cultivo de produtos agrícolas com gosto, textura, aroma, sabor próprios.

Além da dimensão territorial, vinculada a uma origem geográfica, o terroir ressalta a dimensão cultural e histórica, pois engloba também as práticas humanas (hábitos, tradições, técnicas e habilidades) que influenciam e tipificam os produtos agrícolas nele cultivados. Desse modo, um produto de terroir é um produto agrícola, vinculado a um espaço geográfico delimitado e a uma cultura identitária. Engloba uma gama de alimentos e bebidas tais que frutas, legumes, queijos, azeites, farinhas, carnes, cafés etc.

A Bahia produz uma série de produtos distintivos e de qualidade pela força de seu terroir, entre os quais destacamos o cacau e o café.

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